domingo, 13 de setembro de 2015

ENSAIOS

Ensaio é o trabalho preliminar a um determinado fim.

Assim, as representações teatrais e musicais, em todas as suas variações, requerem inúmeras experimentações e exaustivas repetições até que sejam, por fim, apresentadas ao público.

Da mesma forma, os ensaios científicos nas diversas áreas de competência e abrangências são sucessivas tentativas e experiências para análise e avaliações de aplicação e eficácia.

 Na literatura, a partir de publicação "Essais "do francês Michel de Montaigne em 1580, o ensaio ganhou status de gênero literário, tangenciando o didático e o poético, mas permitindo formas livres e informais para defender ideias e esboçar críticas pessoais e subjetivas sobre qualquer tema que provoque reflexão e reação.

E é justamente nesses conceitos complementares, e sem a pretensão de ensaísta qualificada, que encontro nesse blog recém criado espaço para ensaiar meus olhares e linguagens.   

Bem-vindos ao amanhecer dos meus  diferentes universos e interesses!


6 comentários:

  1. Parabéns Alice por essa nova viagem por mares nunca dantes navegados ... Estou querendo fazer jus a esse seu novo espaço mas acho que as palavras não são o meu forte ... Muito sucesso na sua vida pessoal e profissional ... bjs. Sérgio e Giselle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio e Giselle, obrigada pelo carinho e incentivo!! Esse projeto tem muito a ver com esse apoio tão importante dos amigos queridos! Bjs

      Excluir
  2. Alice é o comentário acima é do Sérgio Safcher ... Saiu com o nomne do meu filho não sei pq ...

    ResponderExcluir
  3. Adorei Maria. Torcida não falta. Ensaie, ensaie, ensaie. É de ensaios que a vida é feita. Até a estréia não passa de um ensaio. Vou junto nessa viagem de ideias e palavras ensaiadas.
    Erga-se o pano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venha mesmo!!!! Vai ser ensaio após ensaio!! Não vai ter estréia!! Vc, melhor do que ninguém, sabe que "essa é pra acabar" não acaba nunca!!!! Bjs

      Excluir
    2. haha tão infindável quanto o erro secreto de "errei, errei, errei". E vamos nos divertindo à nossa moda na falta de diversões reais e nem ao menos virtuais.O mundo ficou cinza e eu até agora não entendi nada. Bjs amada

      Excluir