sexta-feira, 16 de junho de 2017

Neve Negra. Darín.Siempre él!





O cinema argentino, a cada produção,  se consolida como o grande cinema da América Latina! Que me perdoem as inegáveis grandes produções brasileiras, em especial as pernambucanas, pero los hermanos têm mantido sua constância em roteiros muito bem construídos e se superam na arte de contar histórias. Sim. Os argentinos sabem contar boas histórias. Mais ainda, sabem contar histórias imprimindo inconfundível poética autoral,  comprometidos com a contemporaneidade  e fiéis à a sua identidade. O cinema que se situa entre a arte e a política, em equilíbrio não óbvio e nada fácil.

O cinema argentino é grande até quando não é grandioso.  Neve Negra, lançado recentemente, é um bom exemplo.  É bem verdade que ter Ricardo Darín como protagonista já confere a qualquer filme qualidade inquestionável. Darín é brilhante! É realmente um prazer vê-lo atuar em qualquer situação, em qualquer papel. Versátil e carismático, empresta-se aos seus personagens tão inteiramente que não se vê Darín em qualquer deles. E, no entanto, é Darín em todos eles! Só um grande ator, desses raríssimos,  consegue ser tanto justamente pela ausência. 

Neve Negra é um filme de suspense, mas que, propositalmente, entrega a sua previsibilidade. Portanto, não nos surpreendemos nem crescemos na angústia esperada dos thrillers, embora nos mantenhamos atentos e sem desviar a atenção um segundo sequer!

Dramas familiares sempre produzem bons enredos. Segredos inconciliados, mais ainda. Ainda mais quando revelam famílias disfuncionais e com consequências irreversíveis. E esse é o pano de fundo que permite o (des)acerto de contas entre dois irmãos. E o embate entre Salvador (Darín) e Marcos(Sbaraglia) é tenso, intenso e apenas quebrado pela intervenção de Laura (Laia Costa) que, desconhecendo a história familiar, é os olhos do público no meio da trama, descobrindo, como nós, os segredos não revelados.  O trio é harmônico, equilibrado e coeso. Mas Darín, sem dúvida, brilha como o ermitão grosseiro, agressivo e ressentido. 

A ambientação na Patagônia é responsável pela  construção da tensão e o exterior inóspito torna-se, assim, o quarto personagem. A neve branca permanente contrasta com o interior - literal e psicológico -  escuro e sombrio. O som do frio e do vento são muito bem trabalhados e sentimos o mesmo frio durante  todo o filme. Não há descanso do vazio, do gelado, do isolamento. Há desconforto nessa permanência.

Neve Negra não é um suspense brilhante. Mas trabalha a temática familiar com muita competência e verdade. E apresenta belíssima fotografia para desvendar os segredos tão bem escondidos nas montanhas cobertas  pela neve  branca. Ou azulada. Ou escarlate. Ou, essencialmente, negra. 



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