"Imagine se isso... Um dia isso... Um belo dia...Imagine... Se um dia... Um belo dia isso...Cessasse... Imagine..." (Samuel Beckett)
Se o tempo constrói-se estático e desesperançado em Esperando Godot de Samuel Beckett, suas (re)leituras sempre provocam movimentos de incômodo e estranhamento. Não há texto, pelo menos no meu repertório, tão simbólico sobre a (in)existência. A espera sem fim não se sabe por quem ou para que. O desolador e o inóspito como cenário para a aridez da condição humana.
A espera como protagonista é a ironia que suaviza e humaniza a complexidade das angústias, questionamentos e distrações da vida. E é na combinação entre o trágico, o cômico e o filosófico que o tempo (trans)corre fluido e capsulado.
Esperando Godot de Elias Andreato e Claudio Fontana traz essa imagem do tempo capsulado e, ao mesmo tempo fluido, para o formato de arena. Engrenagens de um relógio dão chão e reproduzem o compasso do tempo que, paradoxalmente, passa sem passar. No centro do palco, uma estrutura metálica da árvore nua, cujos galhos apontam em várias direções. O efeito não poderia ser mais potente! Ponteiros diversos e desencontrados que sugerem possibilidades enquanto se encerram na roda que gira, mecanicamente, sem começo nem fim.
Quem teve a oportunidade de assistir à dupla em Um Réquiem para Antônio se surpreenderá com a versatilidade e talento para desconstruir a dualidade Salieri/Mozart e construir a cumplicidade entre Vladimir e Estragon na mesma arena! Em perfeita sintonia, Elias e Claudio emocionam pela entrega aos personagens tão densos e intensos extraídos da simplicidade do olhar vazio e confuso... Ou do esforço do andar manco... Ou da repetição dos movimentos de se por e tirar o chapéu... Ou dos versos lindamente cantados colorindo lirismo na falta de cor... Ou nos sorrisos e abraços iluminados que aliviam o reconhecimento na solidão...
Raphael Gama como Pozzo, Clovys Torres como Lucky e Guilherme Bueno como Menino completam o elenco e harmonicamente se encaixam na precisão da engrenagem que marca o tempo que apenas espera. Suas aparições - e a única folha que surge na árvore - são a linha de transformação que efetivamente denuncia a passagem, as passagens. E o único motor de impulsão da espera!
Não se passa incólume por Esperando Godot, não importa quantas vezes se leia ou se encene essa obra -prima!
Na montagem de Elias Andreato e Claudio Fontana, as respostas, desconexas, equilibram-se nas pontas de seus belos ponteiros!
magnífica análise, observações precisas e preciosas, texto lindo como a peça merece! Vc é nota dez, querida Maria Alice. Concordo com tudo o que escreveu aqui sobre esse ótimo 'Godot'.
ResponderExcluirQuerido Dib, suas carinhosas palavras sempre me incham de orgulho! Que sorte poder viver tantas emoções teatrais que esses talentos - incluindo você! - me proporcionam! Bjs
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