sábado, 10 de agosto de 2019

Tutankáton. "Tudo já existiu alguma vez".


"Deixai que o espírito do tempo se instale esta noite entre nós, abandonai-vos à sua magia e a seu comando inexorável."

E é com esse convite  irrecusável que voltamos ao Egito Antigo de 1300 a.C., durante o reinado do faraó Tutankáton.





O "Faraó Menino" era filho de Akenaton, o faraó que instituiu a primeira experiência monoteísta da História.  Sob sua rígida determinação, o politeísmo foi extinto  e Áton, o disco do Sol, passou a ser o deus único do Egito.

Tutankáton herdou de seu pai um Egito fragilizado militarmente e em meio a grande insatisfação de todos so segmentos do poder, extendendo-se ao povo que não abandonava sua tradição politeísta. Epidemias, revoltas, invasões e tragédias pessoais, atribuídas à vingança dos 2000 deuses renegados, fizeram com que o faraó retomasse o  politeísmo e promovesse Amon a deus dos deuses.

De Tutankáton a Tutankamon. E passou, assim, à História, como o maior dos faraós e em cuja tumba foram encontrados tesouros intactos capazes de reconstituir parte da história egípcia.

Otávio Frias Filho escreveu Tutankáton cinco anos após a queda do Muro de Berlim e o colapso do socialismo soviético. Trinta anos depois, o texto impressiona pela modernidade e pertinência às questões atuais.

A alegoria do Egito Antigo provoca a reflexão sobre o risco e  horror da História Única. Questiona muros atuais, intolerâncias, extremos, preconceitos e manipulações. Alerta, sobretudo, sobre o perigo  de se apagar a História e impor outra, escolhida como verdadeira e absoluta. E não é o que temos vivido?

"Que os velhos livros sejam lançados ao oceano, que ardam todas as relíquias! Edifiquemos pirâmides de ponta-cabeça e inventemos até mesmo uma nova forma de andar, se necessário, para que em nossos filhos não reste sequer um traço a recordar o passado."

A diretora Mika Lins , amiga pessoal do Otávio Frias Filho, homenageia o dramaturgo com a montagem de sua peça inédita, e nos presenteia com um belíssimo passeio pelo deserto do Egito Antigo!

A Mika tem uma capacidade incrível de produzir cenários e figurinos minimalistas e absolutamente potentes! Na impecável montagem, o cenário é assinado por Laura Vinci e composto apenas por caixotes de madeira de vários tamanhos e formatos. Alguns acomodam sugestões de obras de arte cuidadosamente embaladas, em referência ao cuidado com que esses tesouros foram protegidos contra guerras e bombardeios. Espalhados ao longo do palco, reproduzem as grandes distâncias impostas pelo deserto, e  situam o público dentro de um museu. Assim, o espaço físico ganha uma solução eficiente e instigante.





O figurino também segue o estilo da Mika. A figurinista Joana Porto apresenta referências egipcias e africanas em estampas belíssimas e sem contrastes de cor. Tudo é sóbrio, monocromático. Destaque para o lindíssimo adorno de cabeça da Rainha Ankesen.  A maquiagem é muito discreta e os dourados espalhados cuidadosamente pelos corpos e, principlamente dedos, remetem à riqueza e luz. Lindo efeito!

A iluminação de Caetano Vilela é de um efeito solar impressionante!





O grupo de atores, todos negros e de faixas etárias variadas, é muito talentoso e de dramaticidade correta. Tanto no gestual quanto no verbal,  o tom é coerente e uniforme. Respeitoso. Percebe-se um respeito ao texto, cujo estilo clássico situa-se no limite entre declamação e interpretação. Vence a interpretação, ainda que com toques declamatórios. Mika foi extremamente feliz em atingir esse equilíbrio nada fácil.

Menção especial à atriz Bete Coelho, a vidente cega ao melhor estilo Tirésias de Odisseia. Atravessando toda a extensão do palco enquanto profere suas trágicas profecias, Bete dá um show de talento!  E estabelece a linha condutora entre o real e o profético. Que personagem!

Tutankáton é uma aula de História e de como se contar uma história. Com palavras e no palco.

Essa é a beleza maior do teatro. Produzir palcos.  No palco, tudo é verdade. Sagrada. Como divindades. Uma ou 2000. Melhor 2000. Verdades únicas são mentiras.
















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