sábado, 12 de março de 2016

Entretantos e finalmentes em capítulos.








A primeira telenovela diária no Brasil, 2-5499 Ocupado, com Tarcísio Meira e Glória Menezes, estreou em 22 de julho de 1963. Desde então, a telenovela passou a ser uma das maiores expressões da nossa cultura.

Num país onde a tradição oral predomina sobre a tradição escrita, não surpreende a eficiência das novelas na construção da nossa identidade. A história da teledramaturgia confunde-se, portanto, com a história mais recente do Brasil. Talvez não haja retrospectiva mais fiel - e palpável - das últimas cinco décadas das nossas transformações sociais, econômicas e culturais. A telenovela ditou moda e comportamentos. Construiu autoestima. Expôs nossa brasilidade. Discutiu tabus e preconceitos. Aproximou mundos distantes. Retratou vícios. Denunciou costumes. E contrapôs humanidades - da mais vil  a mais nobre.

Mas talvez o maior mérito da telenovela seja a oportunidade de projeção de tantos talentos profissionais! Escritores absolutamente geniais, atores/atrizes magistrais, cenógrafos, figurinistas, maquiadores, roteiristas, iluminadores, pesquisadores, e tantos outros que fazem parte do universo criativo que envolve cada produção. Sem incentivos, tradição e apoio para outras áreas de expressão cultural - como cinema ou teatro - excelências indiscutíveis ganharam espaço e reconhecimento mundial.

Eu era muito pequena durante O Direito de Nascer e me lembro mais dos nomes (afinal, quem não se lembra de Albertinho Limonta e Mamãe Dolores?) do que da novela em si. Minhas primeiras lembranças concretas são de Eu Compro essa Mulher, com  Ioná Magalhães, e a cena de Leila Diniz, como Úrsula, transfigurando o rosto com ácido. Em seguida, O Sheik de Agadir, com Marieta Severo como Rato. A memória dessa atuação poupou-a do meu ódio profundo ao se casar com o Chico Buarque! E, na sequência, sem cronologia ou ordem de preferência, uma lista de sucessos inesquecíveis: Antonio Maria, Beto Rockfeller, Irmãos Coragem, Nino - O Italianinho, Véu de Noiva, Selva de Pedra, O Bem-Amado, Escrava Isaura, Éramos Seis, O Casarão, Pecado Capital, Guerra dos Sexos, Pigmaleão 70, Roque Santeiro, Roda de Fogo, Dancin' Days, Saramandaia, O Pantanal, Tieta, Gabriela, Vale Tudo, A Sucessora, O Astro, Que Rei Sou Eu, O Clone, Caminho das Índias, Avenida Brasil, entre tantos.

Novelas  de época que ensinaram história. Novelas que visitaram a literatura. Novelas que mostraram outra culturas. Novelas que encantaram pela fotografia e figurinos. Novelas das ardilosas relações  entre amor e ódio. Novelas que, com muito humor, denunciaram nossas mazelas. Novelas de textos primorosos, obras-primas da retórica! Cada uma, a seu modo, me marcou e me prendeu. Capítulo a capítulo.

Sou noveleira assumida. Já deixei de sair algumas vezes para não perder algum capítulo importante. Cortei meu cabelo a Pigmaleão. Usei as meias lurex da Sonia Braga. Invejei a trança da Carolina Villar de Renata Sorrah. Imitei roupas. Comprei os LPs das trilhas sonoras - nacionais e internacionais. Copiei expressões. Coisas de Laurinha. Incorporei Are Baba de tal forma que minha filha precisou me lembrar que "você não é indiana!"..Apaixonei-me por Marcos Paulo e por Antonio Fagundes. Quase me apaixonei pelo Tufão, mas mantive-me fiel ao Fagundes. Quis ser Regina Duarte, Dina Sfat e Renata Sorrah. Odiei Odete Roitman, Maria de Fátima e Renato Maia. Simpatizei com Nazaré, Carminha e Atena. Gostei de algumas Helenas e detestei outras. Lamentei muitas mortes e comemorei muitos nascimentos. Casei muitos casamentos. E sempre torci pela vitória do bem sobre o mal!

E por isso lamento - sinceramente -  perdermos a mão do que se tornou um dos nossos maiores patrimônios. Nessa última década, poucas serão as produções - se é que alguma será -   lembradas no futuro  como referências. Desde 2002, os índices de audiência  oscilam muito abaixo da média tradicional. As duas últimas novelas da Globo - Babilônia e  A Regra do Jogo - amargam os piores índices do horário nobre  de toda a história da teledramaturgia da emissora .

Fórmula esgotada?  Em tempos virtuais exponenciais, perdemos a paciência para os tempo esticados das novelas? Nas conexões instantâneas do mundo globalizado, perdemos o conceito de mistério, o desconhecido? Nos horários não convencionais de trabalho, o lazer tornou-se mais seletivo? Rejeitamos os espelhos indesejados da nossa realidade, quanto mais aproximamos os Brasis separados e damos vozes às minorias?  Quanto mais testemunhamos as desumanidades reais, menos tolerância temos para as elasticidades ficcionais entre bem e mal?

Seja o que for, a leitura corretiva é  tardia. Atores consagrados em textos ultrajantes! Autores perdidos em busca do elo perdido. Insistência na formula já ultrapassada desgastando ainda mais o que comprovadamente  se rejeita.  E as novelas perdem espaço e deixam de renovar gerações.

Mais ainda assim, há espaço para recuperação.  Basta ver o sucesso inquestionável das minisséries! Torço - mesmo! - por uma rápida adequação aos novos tempos e à nova demanda. Temática, estrutural, temporal. Uma reação que respeite o nosso espetacular acervo!

Porque algumas emoções são eternas. E o amor sempre vence! E o mal sempre perde E o humor sempre salva! E a ilusão sempre liberta!  E a complexidade da  alma humana é sempre material de desvendamento. Interessante, gradativo, capitular.

Que  os legados de Janete Claire e Dias Gomes nos salvem! E inspirem e modelem noas potências porvir!

Tô certa ou tô errada?


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