segunda-feira, 1 de maio de 2017

La fête du muguet.








Muguets são delicadas e perfumadas flores que desabrocham no início da primavera no hemisfério norte.  Em forma de pequenos sinos, se tornaram símbolo de felicidade e boa sorte.

Conta a lenda que os celtas já festejavam os muguets no dia 1º de maio. Na Idade Média, as flores eram colhidas para festejar as noivas. Mas foi na França renascentista que elas passaram a ter a sua festa como calendário de 1º de maio. O rei Charles IX, depois de  ganhar um galho de muguets nesse dia, passou a presentear, todos os anos,  as damas da corte com um ramo das singelas flores. Esse costume persiste até hoje e divide a importância com o Dia do Trabalho na França.

Em 1º de maio de 1900, os grandes estilistas parisienses organizaram uma festa e presentearam as mulheres com ramos de muguets, que  passaram, então, a fazer parte de coleções importantes. A Maison Dior, em especial, adotou-a com emblema e usou-a em destaque em diversas de suas belíssimas criações.  Givenchy também tem lindíssimas referências em homenagem à frágil flor.



Maison Dior








Givenchy


Noivas importantes também fizeram seus buquês de cachos de muguets. Entre elas, Grace Kelly, Audrey Hepburn e Kate Middleton (ainda que misturada com outras flores também tradicionais).




Grace Kelly e Audrey Hepburn




Kate Middleton



Pois que esse 1º de maio seja uma grande Fête du Muguet! E que nos traga a todos muita sorte e felicidade!





Nenhum comentário:

Postar um comentário