domingo, 31 de janeiro de 2016

Good Grief!!!!

"Sometimes I lie awake at night and ask, "Is life a multiple choice test or is it a true or false test?"... Then a voice comes to me out of the dark and says, "We hate to tell you this, but life is a thousand word essay." (Charlie Brown).







Encantamento. Delicadeza. Comicidade. Ingenuidade. Naturalidade. Simplicidade. Esses são os substantivos que definem o tão esperado Snoopy e Charlie Brown - Peanuts, O Filme!

A animação em 3 D, com muita eficiência e fiel à criação do autor, alimenta a nostalgia de quem cresceu sob a forte influência de Charlie Brown e sua turma ,  ao mesmo tempo em que os apresenta à nova geração identificada com  os recursos técnicos demandados pela contemporaneidade.

Charles Schulz criou as tirinhas mais famosas do mundo em 1950. Ele mesmo escreveu e desenhou as quase 18.000 tirinhas publicadas até a sua morte em 2000. Elas foram publicadas em 75 países, traduzidas para 21 idiomas e lidas por 335 milhões de pessoas. São  números realmente impressionantes!

O segredo de tanto sucesso?  A identificação imediata com os personagens tão bem construídos e que mantiveram sua essência  e coerência inalteradas.  O universo infantil que soube traduzir  com naturalidade e simplicidade as complexas  relações humanas. Cumplicidade e conflitos entre irmãos, lideranças,  talentos, medos, desempenhos, amores não correspondidos, lealdade,  entre outros tantos. E, acima de tudo, um menino inadequado, mas que não desiste de seus sonhos! Num mundo extremamente competitivo e sem espaço para derrotas, Charlie Brown tem sido  alivio e conforto para muitas gerações!  Snoopy, fiel escudeiro, ganhou vida própria e enredos paralelos. Quem não sonhou/sonha com  o seu próprio beagle? Quem não se delicia com o cachorro sarcástico, criativo e tão imaginativo?

A potência dos personagens é tamanha que o próprio Schulz, junto com a família e ainda em vida, decidiu não deixar que outros assumissem as suas criações. O desejo foi cumprido até que seu filho e seu neto decidiram apresentar o enredo sob a direção de Steve Martino para nosso deleite e agradecimento!

O filme reproduz com fidelidade e respeito as tramas descritas ao longo das tirinhas. Está tudo ali. O cobertor de Linus, o atendimento psiquiátrico de Lucy, a dedicação de Schroeder ao piano, Sally e suas frases descolocadas, as alusões  a cabelos naturalmente encaracolados, expressões típicas como "good grief" e "rats", Sally Pmentnha e Marcie, a pipa, o beisebal, Woodstock, o Barão Vermelho. E no centro, como fio condutor, Charlie Brown e o seu amor pela Garotinha Ruiva. Snoopy, também fiel às tirinhas originais, alterna a coadjuvância dentro do grupo com o protagonismo de seus enredos paralelos.

Engana-se quem espera um filme épico ou de  eletrizantes novas aventuras. É um filme que mantém  as características e o  mesmo ritmo que eternizaram essa turma tão querida. Os mais velhos se emocionarão. Os mais jovens, conhecerão uma turma inesquecível!

 Mergulhados num mundo de intolerâncias e de valores humanos tão fragilizados, Snoopy e Charlie Brown - Peanuts, O Filme, surge como um bálsamo! E, dentro de um  universo onírico muito bem construído, nos faz lembrar  e  sonhar com  o resgate dos  valores mais básicos e necessários!








Nenhum comentário:

Postar um comentário