quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Aniversariando.

"Hoje eu sinto que cresci bastante
Hoje eu sinto que estou muito grande
Sinto mesmo que sou um gigante
Do tamanho de um elefante.

É que hoje é o meu aniversário
E quando chega o meu aniversário
Eu me sinto bem maior, bem maior, bem maior, bem maior
Do que eu era antes."

(Aniversário - Palavra Cantada)

Nasci em janeiro. Férias. E das longas de verão. Festa de aniversário? Nem pensar. Quando as aulas começavam e os amigos voltavam, meu aniversário já era passado remoto. Nunca me incomodou, não. Capricornianos legítimos aprendem desde cedo a conviver com a sua solidão natalícia.

Mas aniversariar é aniversariar!  E como tal, não tem maior ou menor! E celebrar o aniversário é sempre bom, é sempre renovador, é sempre energizante!

Tenho ótimas lembranças de aniversários!Lembro de presentes especiais que ganhei, como  um enxoval completo de boneca -  com direito a japona e tudo! -  quando tinha 5 ou 6 anos. Ou a minha famosa Blá Blá,  a última boneca que ganhei do meu padrinho antes dele virar estrela. Lembro de aniversários na adolescência, sempre tão esperados! E os  da vida adulta, principalmente já com Daniel e Marina, e os bilhetinhos e cartões que guardo como tesouros!

Mas celebrar o aniversário em tempos virtuais ganha nova dimensão! E agradeço viver esse tempo e desfrutar dos encurtamentos temporais e espaciais! Ontem, ao longo do dia, enquanto recebia mensagens e felicitações por canais e fusos tão  diversos, pensava na sorte de ter o mundo ao toque do meu dedo. Como mais poderia celebrar o meu dia com amigos e familiares espalhados pelo mundo? De que outra forma  Rio, Brasilia, Aracaju, Tailândia, Estados Unidos, Inglaterra, França e  sei lá onde mais poderiam estar, simultaneamente, ao meu alcance? E me mandando tantas boas energias?

E enquanto meu coração alargava a cada carinho recebido, pensava em quanto a vida é transgressora e não a linha reta que une dois pontos, como todo capricorniano acredita ser! E pensava no quanto a maturidade ensina sobre o além do óbvio. Ou sobre a desconstrução do assumido. Ou sobre tempos e espaços mutantes. Ou sobre adaptabilidade e disponibilidade. A maturidade aceita  assombramentos e deslumbramentos com a mesma naturalidade  da infância. Sem surpresas. Sem sobressaltos. Em plácido reconhecimento e acolhimento.

E foi pensando nessa linha de vida entre a infância e maturidade - que parece tão longa, tão segmentada e tão conflitante - que me dei conta do quanto essa linha imaginária é uma simplificação ingênua, equivocada e imatura da juventude. Apenas quando jovens precisamos de limites claros para atravessar fases. Assim,  você deixa de ser criança quando... E adolescente quando... E adulto quando...

Lembrei-me das minhas aulas de História na 5º série do Colégio Teresiano no Rio de Janeiro.  A professora, d. Maria Lucia, começava o programa apresentando a frisa histórica. Bendita frisa histórica! Era um rolo de plástico emborrachado, enorme, de cores que mostravam as mudanças das eras históricas. Era assim que ela nos apresentava os diferentes períodos  e os eventos que marcavam a passagem de um pra outro. Nunca esqueci a frisa! Como nunca esqueci que a Pré História termina com o surgimento da escrita e que a Idade Antiga termina com o Império Romano e que a Idade Média termina com a tomada de Constantinopla pelos turcos e que a Idade Moderna termina com a Revolução Francesa  e que a Idade Contemporânea segue...

Mas a vida não é uma frisa histórica. Ainda bem! Na maturidade, entendemos que os quandos se confundem e o tempo se liberta da sua linearidade cronológica! Ainda bem! E permite idas e vindas - quantas e tantas  se quiser! - através dos quandos construidos e vividos! Que bom!

E é  nesse tempo desfragmentado que resgatamos nossos  fragmentos de tempos. Nossos tempos e nossos eus. E alternamos, sem culpa e sem censura - pelo contrário, com consciência e alegria -  nossas fases que se completam muito mais do que  se excluem! Ser criança aos 58  é tão possível e real  quanto ser adulto aos 5. Ou adolescente aos 32. Ou maduro aos 18. Somos SEMPRE um pouco - ou muito - de todas essas fases!

E pensei em todas essas pessoas especiais que me acompanham na vida - algumas desde sempre e outras que foram entrando aqui e ali  - e em como  elas provocam a alternância desses quandos. E me permitem ser criança e adolescente e adulta e super adulta como uma porta giratória por onde entro e saio como mágica! Sempre inteira! Sempre maior!

Pensei também que ter nascido em 1958 e completar 58 deveria ter algum significado especial. Ou esperar alguma sabedoria reveladora e transformadora! Não sei se há.

O que sei é que nascer em 1958 e completar 58 anos é muito especial!  E receber tanto carinho de tantas formas  é  muito especial! E ter  a minha mãe e meus irmãos e sobrinhos e sobrinhos-netos e tios e primos e agregados e amigos e filhos de amigos e amigos de amigos é muito especial! E ter meus universos ampliados e receptivos é muito especial!  E me obrigar a mudanças e aprendizados é muito especial! E ter o amigo  leal e generoso que me leva, a cada aniversário, ao meu restaurante preferido é muito especial!E o meu filho, com meia barba e meia sobrancelha descoloridas,  me trazer uma rosa vermelha é muito especial! E minha filha fazer um bolo pra eu soprar a vela improvisada é muito especial! E o meu mundo tão grande caber todinho dentro do meu coração é muito especial!

E é por isso tudo que eu estou me sentindo assim tão grande...  Um  gigante... Do tamanho de um elefante...

Felizes 58 tempos!!!



















Nenhum comentário:

Postar um comentário