domingo, 20 de fevereiro de 2022

When I'm sixty-four

 




                              Sobre catarata, artrite reumatoide e outras condições inconclusivas.


Na adolescência, quando ouvia essa música dos Beatles, 64 era um número  irreal e incompreensível,   absolutamente fora do único futuro que conseguia vislumbrar:  a juventude  eterna!

Completei 64 anos no dia 13 de janeiro. 

Estava há 5 dias com uma febre persistente que atribuí, inicialmente, à Covid-19, diagnóstico não confirmado após 2 exames. A febre alta persistia e encontrava-me em completa prostração na cama. Virar de lado era esforço, falar era esforço,  levantar e ir até o banheiro era como correr a maratona, comer um desafio. Os batimentos cardíacos estavam acelerados e não baixavam de 130, mesmo permanecendo de repouso o dia todo. A comemoração só não passou em brancas nuvens porque meu filho, que ainda não tinha voltado pra NY, minha filha e meu genro insistiram para que eu soprasse a velinha com deliciosos cupcakes. 

O primeiro médico a quem recorri receitou um antibiótico. A febre alta persistia. No segundo dia do antibiótico, acordei com a pálpebra do olho esquerdo caído e os vasos do olho direito rompidos. Durante o dia, manchas vermelhas começaram a pipocar pelo meu corpo. Minha filha conseguiu marcar horário no mesmo dia  numa das mais renomadas clínicas de oftalmologia de São Paulo e me viraram de cabeça pra baixo, mas não identificaram nada que, do ponto de vista oftalmológico, explicasse o quadro. Aparentemente, era uma reação à infecção que me acometia. Mas ganhei, nessa investigação, um presente dos meus 64 anos: a descoberta da catarata que já avança e que, em muito breve, precisarei operar! Pois é...

Anjos da guarda existem e os astros conspiram a favor. Nesse mesmo dia, a mãe de um aluno me ligou para avisar que já tinham regressado de férias e, ouvindo o meu relato (eu estava muito nervosa), me colocou em contato imediato com o Dr. David Uip, de quem é muito amiga, e ele me atendeu no dia seguinte. O Dr. David pediu milhões de exames, concentrados, inicialmente, no grupo dos "mono like", que aprendi ser o grupo que abrange todas as hepatites, mononucleose, toxoplasmose, dengue, zica, chikungunya e afins, além de eletro, eco, rx e outros. A primeira sorologia de dengue apontou reagente, mas após a repetição do exame, o diagnóstico foi descartado. Todos os outros exames deram negativo. A febre continuava, controlada por Novalgina, a prostração continuava e vocês não imaginam as manchas que cobriam todo o meu corpo!

Dos resultados dessa primeira leve de exames, o referente à artrite reumatoide deu bastante alterado. Tenho artrite há 3 anos e absolutamente sob controle por medicação apropriada. Essa infecção ainda não diagnosticada, aparentemente, teria também atacado esse controle da artrite. A reumatologista também me examinou dos pés à cabeça, pediu mais uma infinidade de exames e ela e o dr. David passaram a investigar algum tipo de doença autoimune  (lúpus, por exemplo) que justificasse esse quadro. Nessa altura, felizmente, eu já não tinha febre e a prostração melhorava um pouquinho a cada  dia. 

Em paralelo, o dr. David pediu que fizesse Pet/CT de corpo inteiro, para afastar a possibilidade de algum tumor, e pediu que consultasse a dermatologista para que fizessem a biópsia das lesões da pele. O Pet/CT deu negativo (graças a Deus!), a biópsia apontou as lesões como reação medicamentosa (ao antibiótico ministrado do início do processo) e os exames da reumatologista, salvo algumas pequenas alterações, também não apontaram nada que merecesse maiores preocupações. 

Quarenta dias se passaram desde os primeiros sintomas. Quarenta dias. e sigo sem diagnóstico. Nesta próxima semana, retorno ao dr. David, à reumatologista e à dermatologista para avaliar os próximos passos. O meu estado geral está infinitamente melhor, as lesões ainda cobrem o meu corpo, mas já estão secando, formando uma crosta áspera que, aos poucos, descasca. Mas sigo sem diagnóstico.

Durante os primeiros 30 dias, tomei a decisão de me afastar totalmente de qualquer noticiário. Não vi nem li uma só notícia. Estava tão fragilizada que não queria que tantas noticias nocivas me afetassem ainda mais. Afastei-me, pelas mesmas razões, de todas as redes sociais e, pela prostração, mal respondi às mensagens de grupos de whatsapp. A profunda prostração também impedia a minha concentração e não conseguia ver filmes, nem séries, nem ler uma só linha. Querem saber como ocupei o meu tempo? Vi Ana Maria Braga, Fátima Bernardes e o desenho do Pica-pau pelas manhãs. Gente, o Pica-pau é mesmo genial! Há anos não via! À tarde, pasmem: "O melhor da tarde com Catia Fonseca" e  "A tarde é sua com Sonia Abrão". Gente!! Estou por dentro de TODAS as fofocas dos famosos!! Um mundo à parte que passei a conhecer! Um dia ainda falarei sobre isso com mais detalhes! As novelas também me ajudaram, claro! E a grande surpresa positiva foi "Duelo com Bobby Flay, um chef americano que é desafiado por outros chefs em receitas específicas. SEMPRE torço por ele! Tomei um chá de Rita Lobo (de quem sempre fui fã) e agora nem aguento passar pelo programa dela! Mas esse repouso emocional me fez um bem enorme!

Esses 40 dias me ensinaram muitas coisas. A minha fragilidade emocional. A minha vulnerabilidade física. A importância de cuidar de mim por inteiro. Os limites que não devem ser ultrapassados. Ainda maior respeito à ciência e  admiração aos profissionais de saúde. A consciência do dia a dia. A valorização das pequenas coisas sem julgamento ou preconceito. 

Esses 40 dias também reforçaram meus valores e minhas verdades. Antes de qualquer coisa, os meus filhos amados que são os que me levam adiante e me fazem lutar. A sorte de ter os meus irmãos e sobrinhos que estão sempre junto, sempre unidos, sempre na torcida e na ação. Que sorte a minha! O apoio e amizade do meu ex-marido, que também se mantém junto, preocupado e disponível.  O reconhecimento pelas famílias expandidas de primos que se preocupam e torcem. E os meus amigos maravilhosos, dos mais antigos aos mais recentes, que não largam a minha mão mesmo diante do meu silêncio e afastamento. Amigos, inclusive os meus queridos amigos americanos,  que buscavam  notícias via Daniel e Marina, que me inundavam de mensagens não respondidas, que insistiam em ligar mesmo sabendo que eu não atenderia, que mandaram mimos incríveis e me fizeram chorar copiosamente a cada gesto e a cada carinho. Estou uma manteiga derretida e choro agora, ao escrever essas linhas ao me lembrar desses momentos. Sou a pessoa mais sortuda do mundo e tenho os melhores amigos do mundo!

Volto aos Beatles e a "When I'm sixty-four". Hoje, o número 64 é real, concreto e absoluto. Tem sido, por vezes, de um peso quase insuportável. Mas, por outras vezes, tem sido de leveza flutuante. Olha pra trás com orgulho da trajetória já percorrida, e olha à frente lapidando as escolhas para viver melhor. Sabe muito, muda muito e não tem receio algum de questionar. Entende e respeita as limitações, mas confia no potencial. 64 é um número que merece respeito e o tenho tratado com todo o cuidado de que sou capaz.

Penso muito no refrão da música: "Will you still need me? Will you still feed me? When I'm sixty-four". Aprendi, nesses 40 dias, a alegria de ainda me sentir querida e necessária. É o melhor sentimento do mundo! E aprendi também o quanto as pessoas que amo ainda me alimentam, todos os dias, com carinho, risadas, apoio, companheirismo e, principalmente, com novos conhecimentos e visões de mundo!

YES! I AM 64! Com atrite, com catarata e com diagnósticos ainda inconclusivos! 

2 comentários:

  1. Alice,
    Bonnie and I have been desperately wondering what was happening. So so sorry to hear about what you went through. So so glad to hear you are feeling better.

    ResponderExcluir
  2. Dear Tim, thank you so much for worrying!I can't express emphatically enough how much I appreciate re-connecting to you and having the privilege of knowing Bonnie! You two have made a sweet difference these past few years!

    ResponderExcluir