quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Dia Mundial da Careta. Ou A Careta, A Lagartixa e Os Cupins.

Era uma vez um mundo povoado por caretas de criancinhas. Línguas pra fora, olhos zarolhos, bochechas tortas e toda forma de careta que se possa imaginar! Era um mundo muito louco, mas muito divertido!

Um dia, uma lagartixa muito da caprichosa resolveu que queria para si todas as caretas desse mundo. E passou a assustar, então, criancinhas desprevenidas. Era passar alguma e a lagartixa botava o linguão pra fora! As pobres criancinhas, coração batendo forte, corriam em debandada e deixavam suas caretas para trás. A lagartixa voltava para casa às gargalhadas e guardava as caretas bem guardadinhas. Já tinha uma coleção e tanto! E quanto mais acumulava, mais o mundo ficava sem graça.

Acontece que a casa da lagartixa era infestada de cupins. Infestada mesmo. E eles se irritavam com os gritos das criancinhas e com as gargalhadas da lagartixa. Além do mais, as caretas estavam por todo lado e dificultavam seus movimentos. Cupins são lentos e pesados. E gostam de sossego para roer e comer as madeiras apetitosas em paz. E também gostam de se refastelar com a pança cheia. Os cupins não gostavam das caretas.

Pediram com educação. A lagartixa nem tcham nem tchum. Brigaram. Ela deu de ombros. Até que resolveram expulsar a lagartixa e as caretas de casa e se amontoaram duros que nem rochas para bloquear as portas e janelas pra lagartixa não conseguir mais entrar. Ela bem que tentou. Fez muita força, mas os cupins não arredaram nem um tiquinho assim.

A lagartixa sentou ali fora com todas as suas máscaras espalhadas. Experimentou uma, outra, e outra mais. Rainha das caretas! Todas suas! E deu de costas para os cupins da casa infestada. Eles iam ver só!

Mas por que então não se divertia? Por que as caretas não pareciam mais caretas? Por que o mundo parecia tão chato? Seria mesmo que caretas sozinhas não tinham graça? E ficou ali matutando enfastiada. Nem sabia quanto tempo passou, Tempo parado é o pior tempo que existe!

Até que... Mas esperem! Quem vinha lá? Ela escutava passinhos e risadinhas de criancinhas. Será? . Escondeu-se pra ver quem se aproximava. Oh...Eram mesmo criancinhas! E duas! E lindas! Seriam forasteiras? Tinham que ser! As criancinhas daquele mundo não passavam por ali desde que ela tomou para si todas as caretas. A lagartixa se fez de mortinha pra não assustá-las. E entreabriu um dos olhinhos pra ver bem o que elas faziam. As criancinhas saltitavam e riam. Pra lá e pra cá! Que alegria! A lagartixa se espichou mais um pouquinho. O que??? Tinham caretas!! Ela não podia acreditar!

Mas que caretas eram aquelas? A lagartixa nunca tinha visto igual! Não, não, parem! Mas o que pensam que estão fazendo? As caretas da lagartixa pareciam ter enlouquecido! Ao ver as caretinhas lindas das lindas criancinhas, as caretas se rebelaram. Não queriam mais morar na casa infestada de cupins. E muito menos ser caretas de lagartixas! Queriam ser o que deveriam ser! Assim, em marcha livre, saíram pelo mundo procurando as criancinhas que ficaram sem suas caretas.

E foi assim que 12 de outubro, aquele dia memorável, virou o Dia Mundial da Careta. Uma festa só! Nunca se viu tantas caretas rodopiando felizes e fazendo maluquices! E tudo ficou bem como deveria ser.

E as criancinhas lindas das lindas caretas? Olhem elas ali na foto!

E a lagartixa? O que aconteceu com a lagartixa? Deu meia volta, entrou na casinha infestada, fez as pazes com os cupins e nunca mais foi vista!



Nenhum comentário:

Postar um comentário