sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Dindastia.

dindastia: s.f. 1. processo de sucessão de madrinhas dentro de uma mesma família  2. sequência hierárquica (hereditária ou não) de madrinhas que estabelecem linhagens reais dentro da  mesma função. 





A minha dindastia, a mais real das reais, criou-se a partir de 19 de agosto de 1976, com o nascimento da Flavia, minha  primeira afilhada. Nasceu linda e iluminada!

Aprendi a fazer tricô só pra fazer, eu mesma, o presente especial do seu primeiro aniversário. Fiz um colete horroroso, num degradê  horroroso  de marrons e caramelos que minha irmã, bravamente, chegou a usar. Muita sorte ser  calor no Rio de Janeiro e bebês perderem a roupa muito rapidamente!




A minha afilhada cresceu mais linda e mais iluminada! São muitas as memórias ... Falava só por sílabas tônicas. Isso incluía o seu próprio nome, que de Flavinha passou a Vim. Meu pai a chamava de trem doido. E nós, de Flavinha-Quero-Quero. Sua irmã mais velha ganhou de presente a boneca "Bebê Coração" que ela tanto queria, e ela,  inconformada,  repetia sem parar "bebê ção é minha!". Virou sua marca registrada.



A minha afilhada foi crescendo ainda mais linda e mais iluminada! Até que, não sabemos bem ao certo quando, ela instituiu o  tal  caderninho preto.Caderninho temido!  Ser incluído naquelas páginas era o pior dos pesadelos de toda a família! Os critérios não eram muito claros e ao menor deslize... Pá! Nome no caderno! E pra sair do caderninho? Muitos tentaram, mas não se sabe ao certo se tiveram sucesso. Uso os verbos no passado porque ela jura de pé junto que aposentou o famigerado. Mas os traumas ainda não foram superados.




A minha afilhada continuou crescendo. Linda e Iluminada. Há 18 anos, resolveu me tornar tia-avó. Seria até desaforo, não fosse o Mateus (loiro de deixar qualquer norueguês encabulado),   logo seguido pelo Tiago, esses meninos lindos que inauguraram em altíssimo estilo a terceira geração da família!

A minha afilhada tornou-se uma mulher realmente linda e iluminada! Sensível,  preocupada,  amorosa, atenciosa, presente, solidária. Companheira pra qualquer programa! De shopping a Rock in Rio! Parceirona de projetos! E tão talentosa... Faz scrap como ninguém, bonecas de pano como as de antigamente, borda com perfeição e é a melhor maquiadora do mundo! Além do inconfundível "É meiiixmo, Ticinha?" que eu adoro ouvir!

Dizem que as dindastias são formadas a partir das características que  afilhadas herdam de suas madrinhas. Deve ser mesmo verdade, porque dividimos, entre outras coisas, a falta de lábio superior, os vômitos e enjoos emocionais, o forte apego familiar, a curiosidade insaciável e o choro fácil.

Mas a  recíproca deveria ser verdadeira e madrinhas deveriam adquirir também características de suas afilhadas. Dela, queria um pouquinho só da beleza, um respingo do talento e a raspa da doçura tão cativante.  Seria a mais feliz das madrinhas!



É bem verdade que,  numa hierarquia invertida, ela ser princesa fez de mim rainha! E só assim consigo conhecer, ainda que tangencialmente, toda a grandeza dessa realeza criada a partir dela! E com a certeza que todas as suas qualidades serão passadas para a próxima da nossa linhagem sucessória! A afilhada da minha filhada, Laura, com apenas 5 aninhos, já é princesinha das sapatilhas à coroa!

Minha dindastia hoje completa 40 anos! Quatro décadas de amor imensurável e de orgulho que não cabem dentro de mim!

Hoje tem festa na corte! LONG LIVE MY PRINCESS!!





7 comentários:

  1. Ai, que lindo! Amo tanto! Bela homenagem de dinda pra afilhada. Ou melhor, de rainha pra princesa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisa, você que acompanha desde sempre sabe como é bom tê-la parte! Bjs

      Excluir
    2. Meu sempre é metade do seu, pelo menos nesta vida... Mas já posso confirmar sua constatação! ♡

      Excluir
  2. Linda desde sempre! Espero que o esplendor dos 40 chegue como ela merece, com muita saúde e amor! E que aproveite uma dinda tão parceira e talentosa! Beijos para duas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chegará!Não tem como ser diferente! Obrigada, Zelia! Adoro quando você prestigia os meus escrivinhamentos!!Bjs

      Excluir
  3. Emocionei... muito!!! Parabéns pra Flávia! Que linda! Parabéns pra dinda!!! Beijos!

    ResponderExcluir